O Condado dos hobbits

Matamata - O Condado dos hobbits

Localizado na Terra Média, numa região rural não muito extensa, o Condado é o lugar que abriga os simpáticos ‘hobbits’. Possuidores de baixa estatura, mas com um jeito leve de encarar a vida, esse povo mora em casas arredondadas e escavadas no solo, sendo Bilbo e Frodo Bolseiro os seus representantes mais famosos. Para quem é fã das aventuras de tio e sobrinho, além das sagas escritas pelo britânico J. R. R. Tolkien, e das trilogias dirigidas pelo neozelandês, Peter Jackson, existe uma outra forma ainda mais divertida de se conhecer a terra dos hobbits: visitando Alexander Farm, a fazenda aonde os sets do Condado foram montados.

Alexander Farmer
Peter Jackson descobriu Alexander Farmer, uma fazenda localizada em Matamata, Nova Zelândia, em 1998, enquanto fazia um voo em busca por locações para "O Senhor dos Anéis". Ele se encantou pela área repleta de pequenos morros e uma grande árvore em frente de um lago, que ele considerou perfeita para ambientar a estória. O set foi construído no ano de 1999. Anos depois, quando decidiu filmar a trilogia de "O Hobbit", ele voltou a usar os cenários da fazenda, reformando, mas mantendo, os outros lugares conhecidos do público.

O Hobbit
Bilbo Bolseiro (Martin Freedman) é um hobbit rico e culto, que sonha em viver uma aventura de verdade, para escrever nos seus livros. Um dia, ‘o canto da sereia’ surge através de um convite que lhe é feito por Galdalf (Ian Mckellen). O mago quer que o amigo acompanhe treze anões, cujo líder é Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armitage), na missão de invadir a Montanha Solitária e recuperar um tesouro, roubado por um perigoso dragão (voz de Benedict Cumberbatch). Durante a viagem, animada por duelos com os Orcs, Bilbo encontra e mantem consigo um fascinante anel continue lendo...

O Senhor dos Anéis
Bilbo Bolseiro (Ian Holm), anos depois da aventura que viveu em "O Hobbit", decide desaparecer e deixar para o sobrinho, Frodo (Elijah Wood), o anel que mantinha guardado. Ciente de que a existência da joia pode significar a destruição para as raças que habitam a Terra Média, caso ela volte a cair nas mãos do seu criador, Sauron, Gandalf (Ian McKellen) procura os Elfos em busca de ajuda. De Valfenda, um grupo conhecido como ‘A Sociedade do Anel’ e formado pelo mago, por Frodo, um elfo, um anão, dois humanos e três hobbits, parte com destino à Montanha da Perdição, aonde devem destruir a temida joia. Continue lendo...

Nas pegadas dos Hobbits
Em janeiro de 2007, eu fiz a rota que me levaria ao lar dos Bolseiros. O tour saiu de Auckland às 8 horas da manhã, e levou cerca de três horas para chegar ao local das filmagens. Durante o caminho, ‘A Sociedade do Anel’ foi exibido para nós, de forma que pudéssemos lembrar das cenas e entrar no ‘clima’ dos filmes. Chegando em Matamata, fizemos uma leve refeição na base de apoio ao turista para, então, sermos levados para dentro de Alexander Farm, parando num lugar identificado por uma placa como a entrada do set.

Um passeio pelo Condado
Foi pisar no Condado e sentir um arrepio da cabeça aos pés. Era um sonho que eu estava realizando o de visitar a 'terra' de amigos tão queridos. Um guia local nos contou detalhes das filmagens, enquanto apontava as locações do filme: a rua por onde Gandolf chegou de charrete, a grande árvore aonde Bilbo celebrou o seu aniversário, as casas redondas, o lago e as plantações. O ponto alto foi entrar no hall do lar dos Bolseiros, um espaço pequeno, mas que coube, fácil, 20 pessoas juntas. As partes internas da casa foram filmadas no Wellington Stone Street Studios, localizados em Matamata.

IMPRIMIR