Warner Bros. Studio Tour

Los Angeles - Warner Bros. Studio Tour

Em 1927, os irmãos Albert, Harry, Jack e Sam Warner estabeleceram os estúdios da Warner Bros na região de Burbank, Califórnia, e ficaram perto de onde as coisas estavam acontecendo na nova indústria do cinema. E os rapazes não estavam para brincadeira. Trataram logo de lançar aquele que é considerado o primeiro filme a usar o recurso de som, “O Cantor de Jazz” (1927). Além de filmes, os visionários ‘Brothers’ fizeram uma associação (que se provou muito rentável) com Chuck Jones, o criador dos divertidos Pernalonga e Patolino, personagens que dão as boas-vindas aos visitantes do Studio Tour.

As superproduções da casa
Para se ter uma ideia da capacidade de fazer sucessos da Warner Bros., confira aqui a lista com alguns dos seus títulos: clássicos como “Casablanca” (1943) e “Juventude Transviada” (1955); “Laranja Mecânica” (1971) e outros filmes da grife Stanley Kubrick; arrasa-quarteirões como os das sagas “Matrix”, “O Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Batman” e os mais recentes “Se Beber, Não Case”. É deles, também, aquele que eu considero o filme ‘noir’ mais interessante dos últimos anos, “L.A. – Cidade Proibida”. Sobre os seriados televisivos, vou me limitar a citar “Friends”, cujos episódios foram rodados no estúdio 24 e são uma espécie de imã para quem visita o lugar.

Studio Tour e Deluxe Tour
A Warner Bros. oferece dois tipos de passeios: o Studio Tour e o Deluxe Tour (que custa um pouco mais que o dobro do primeiro e tem duração de cinco horas, com almoço incluso e acesso a alguns espaços exclusivos). Sem parques para entreter os visitantes, o Studio Tour circula pelas dependências da Warner explorando as cidades-cenários e permitindo a entrada dos visitantes nas casas construídas para aparecer em filmes e séries. Nosso guia, que conduziu um grupo de 10 pessoas, começou o passeio nos mostrando o ‘Central Park’ e Nova York (todos os estúdios têm a Big Apple no portfólio) e uma praça central que é transformada a cada aparição na tela (você pode conhece-la por ‘Gilmore Girls’, por exemplo).

Warner Bros. Museum
Continuando o tour, fomos guiados até o Warner Bros. Museum. Quando lá estive, em julho/2015, o lugar estava exibindo uma exposição em homenagem aos 75 anos dos filmes de“Batman”, com imagens e figuras de todos os interpretes do homem-morcego e de seus amigos e inimigos de cena. Além do figurino e peças dos filmes, existe um espaço montado, especialmente, para os carros e motos usados pelo homem-morcego. No andar superior do museu, a mostra era sobre o ‘making of’ dos filmes da franquia “Harry Potter”, concentrando-se no figurino dos personagens da saga. Cá entre nós, deu saudade de Harry e companhia.

Experiências inesquecíveis
A parte final do passeio foi dividida em dois momentos: uma visita (sem permissão para fotografias) ao estúdio 25, montado para as séries de tevê “Doctor Who” e “The Big Bang Theory”; e, um passeio por dentro do prédio da Direção de Arte. Particularmente, gostei mais dessa segunda parte. Vimos a montagem (em estágio inicial) de um set para uma futura série (cujo título não foi divulgado pelo guia), os objetos que compuseram as cenas de muitos filmes da casa e os móveis originais de filmes como “Matrix” (as poltronas onde Morpheus e Neo se sentam para falarem sobre as famosas pílulas azul e vermelha) e “Casablanca” (o painel do Rick´s Café Américain e o piano de Sam – “a kiss is just a kiss...”).

Compras e muito mais
No final do passeio, os visitantes são conduzidos de volta para a entrada do prédio, onde estão as estátuas de Patolino e Pernalonga e a lojinha do estúdio. É a hora das compras de souvernirs e de uma pausa para um café na Starbucks. De todos os estúdios que promovem passeios dentro das suas dependências, os da Warner Bros são os mais distantes de Los Angeles. Por isso, me surpreendi com o fácil acesso (primeiro, pelo metrô linha ‘Red’ descendo na estação Universal City e, ali, pegando um ônibus que tem uma parada a uma quadra de distância do prédio da Warner (3400 Riverside Boulevard). Antes de ir, confira o preço do ticket e agende o passeio através do site oficial da Warner Bros.

IMPRIMIR