Perfume de Mulher

Perfume de Mulher

perfume 400x200.jpg Em "Perfume de Mulher", Al Pacino dá vida a Frank Slade, um tenente-coronel aposentado que ficou cego no campo de batalha. De temperamento difícil e achando que a vida perdera o sentido, ele decide despedir-se dela com um sofisticado passeio por Manhattan, durante o feriado americano de Ação de Graças. Na lista do que ele chama de ‘tour de prazeres’ está hospedar-se num hotel de luxo, comer bem e beber bons vinhos, visitar o irmão e fazer amor com uma mulher inesquecível. Para acompanhá-lo, Frank conta com a ajuda de Charlie Simms (Chris O´Donnell), um jovem estudante que passa por problemas escolares que podem custar-lhe a bolsa de estudos para a faculdade.

Hospedando-se no Waldorf-Astoria
O início do prazeroso ‘tour’ começa com a hospedagem no luxuoso - e imenso - Waldorf-Astoria (Park Avenue), considerado pelo Cel. Slade como ‘o centro da civilização’ e um lugar onde se sente em casa. A suíte onde se hospedam serve de cenário para conversas sérias entre o homem que quer desistir de tudo e o jovem que deseja um futuro melhor. O prédio data de 1931 e está localizado no coração do luxo da Big Apple. Nele, existe um espaço dedicado a mostrar fotos das pessoas importantes que ali estiveram, seja para passar a noite ou para frequentar os seus bares e restaurantes. Curiosidade: o hotel, originalmente, era localizado na Fifth Avenue com a 33rd Street.

Jantando no Oak Room
O 'tour' continua com um jantar no exclusivo The Oak Room (10th Central Park South), espaço que faz parte do The Plaza Hotel. Ali, Frank conta a Charlie (que foi, gentilmente, convidado pelo maitre a vestir um blazer) sobre o seu plano de tirar a própria vida ao final do passeio, deixando o garoto perplexo. Para descontrair, o coronel aconselha Charlie a experimentar os pães que estão na mesa, com os quais ele sonhava enquanto servia no Forte Huachuca, a oeste de Colorado, onde, como ele diz, “os pães eram ruins e a água alcalina”.

Dançando no The Pierre
O momento mais marcante do filme, e pelo qual ele será sempre lembrado pelos fãs, é o da cena da dança de tango entre Frank e Donna (Gabrielle Anwar), no restaurante do hotel The Pierre (2 East 61st Street com a 5th Avenue). Depois dela, Al Pacino levou um Oscar de Melhor Ator para casa e 'Por una Cabeza' entrou na lista dos hits de tango mais solicitados de toda uma Era. O hotel data de 1930 e, desde sua inauguração, recebeu entre os seus mais famosos e hollywoodianos hóspedes, as atrizes Katharine Hepburn, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn e os astros Henry Fonda e Gary Cooper.

Créditos
Título original (Ano): Scent of a Woman (1992)
Direção: Martin Brest
Location Manager: Andrew D. Cooke (as cenas internas foram feitas no Kaufman Astoria Studios)
Fotos do filme: Universal Studios
Texto e fotos das locações: Fran Mateus (foto no 'The Pierre')
Visitas às locações feitas em Jun/2006 e Nov/2014

IMPRIMIR