007 contra Spectre

007 contra Spectre

1 capa 007 no mexico.jpg No início de 007 contra Spectre, James Bond (Daniel Craig) está na Cidade do México, seguindo orientações deixadas num vídeo, pela sua antiga chefe (Judy Dench). A missão do agente secreto é procurar pistas que o levem a desmascar uma organização criminosa. Lá, ele encontra Marco Sciarra (Alessandro Cremona) e provoca um daqueles tumultos típicos de um agente tão 'parcialmente' indisciplinado. No retorno à Londres, James é informado de que a sua conduta no México foi longe demais e é afastado do trabalho em campo pelo novo M (Ralph Fiennes).

Londres: o lar de Bond na Stanley Crescent
Mesmo suspenso, James Bond decide continuar a missão iniciada no México. Para tanto, ele pede o apoio de dois parceiros de trabalho: Q (Ben Whishaw) e Eve Moneypenny (Naomi Harris). Com o primeiro, Bond conversa no próprio QG. Para Eve, ele pede que ela o encontre na sua residência, onde mostra-lhe o filme deixado pela ex-chefe. Quando a colega vai embora, Bond a observa da sacada da sua elegante casa (foto), localizada no bairro de Notting Hill.
Anote: 1 Stanley Crescent (Tubes: Notting Hill ou Holland Park)

Roma: pistas no enterro de Sciara
No QG do MI-6, o novo M também ganha um chefe, o ‘visionário’ C (Andrew Scott), que deseja substituir os agentes de campo por tecnologia de ponta. Apesar desse perigo, James Bond vai para Roma, acompanhar o enterro de Sciara e coletar as informações que precisa dos lábios da viúva, Sra. Lúcia (Monica Belucci). Ele começa a juntar as peças de um quebra-cabeça que foi iniciado em Cassino Royale e culminou com os acontecimentos trágicos vistos em 007 - Operação Skyfall.

Roma: corrida pelas ruas da cidade
A ação na Itália fica por conta de Bond ter que fugir de um assassino impiedoso, Hinx (Dave Bautista). Com seus potentes carros (típico de um bom filme da franquia), os dois disparam pelas ruas vazias de Roma e do Vaticano, permitindo ao espectador ter um vislumbre de pontos turísticos das duas cidades, como o Coliseu e a Praça de São Pedro. A temporada italiana termina com "a máquina" de Bond nas águas do Rio Tibre (foto), bem na altura do bairro de Trastevere.

Londres: o antigo prédio do MI-6
Depois de encontrar-se com Madeleine (Léa Seydoux) na Áustria e ir com ela até Tânger, na África, Bond volta para Londres para impedir que os planos de Franz Oberhauser (Christoph Waltz), líder da organização criminosa 'Spectre', tome conta dos computadores do MI-6. No caminho, ele é sequestrado por homens do vilão, levado para o antigo prédio (foto), colocado diante do desafio de resgatar Madaleine e de sair do edifício antes deste ser destruído. Obs: o prédio do filme foi montado em estúdio; o real continua inteiro (foto) e pode ser alcançado pelo metrô Vauhxall.

Londres: O novo MI-6 (cenas externas)
Se de um lado do Tâmisa, o velho endereço do MI-6 está indo pelos ares, do outro lado do rio, os aliados de Bond tentam impedir C de invadir os computadores das agências de serviço secreto britânica e mundial. De acordo com a trama, o endereço do novo Centro de Segurança Nacional fica do outro lado da Vauxhall Bridge, no edíficio da foto, em Riverside Walk (foto). No entanto, somente as cenas externas foram filmadas ali. (Tubes: Pimlico ou Vauxhall)

Londres: o novo MI-6 (cenas internas)
As cenas internas do novo Centro de Segurança Nacional foram rodadas no ecologicamente correto City Hall (foto), prédio localizado no Queen´s Walk, em Southwark, pertinho da Tower Bridge. Todo aquele sobe e desce pelas escadas em formato circular e a cena do corpo de C deitado sobre as iniciais da agência aconteceram nesse edíficio. A vista externa do antigo MI-6, que aparece na tela, foi trabalho de edição. (Tubes: Tower Hill ou London Bridge).

Londres: Westminster Bridge e County Hall
Para impedir Franz Oberhauser de fugir num helicóptero, James Bond persegue-o de lancha pelo Rio Tâmisa, da Vauxhall Bridge até a Westminster Bridge (foto). Durante a cena, o espectador faz um tour visual pelos principais pontos turísticos da área: o Palácio de Westminster (Parlamento), a London Eye e o County Hall. Trabalho concluído, Bond precisa escolher entre o prazer de voltar para os braços de Madeleine e o dever de prestar contas para M. Quem conhece o herói sabe que ele não recusa um belo par de pernas. Depois ele acerta as contas com o chefe. (Tube: Westminster)

Presente na estreia londrina
Eu tive sorte de estar em Londres e poder assistir Spectre na sua estreia, em 26-10-2015, numa das salas do Empire, na Leicester Square (foto). A experiência de fazer isso lá é totalmente diferente da de assistir a um filme de James Bond em qualquer outro lugar do mundo. Os motivos? Eu estava na terra dele, pude visitar alguns dos lugares mostrados em cena logo que saí do cinema, e meus companheiros de sala foram, em sua maioria, os próprios londrinos. Animação e clima de festa total!

Créditos
Título Original (Ano): Spectre (2015)
Direção: Sam Mendes
Fotos do filme: Sony Pictures
Texto e fotos das locações: Fran Mateus
Visitas às locações: 2015; 2016; e, 2017.
Na foto, a estátua de Daniel Craig no papel de "007", no Madame Tussauds de Londres.

IMPRIMIR