Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry potter e a pedra filosofal Cinetour.jpg Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garotinho órfão, criado pelos tios, que descobre ser um bruxo quando completa 11 anos de idade. Quando era bebê, os pais de Harry, Tiago e Lilian, foram mortos por um bruxo tão malvado, que os demais bruxos preferem não chamar o seu nome e se referem a ele como ‘você sabe quem’. Em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, conhecemos o início da história do jovem e famoso bruxinho e a sua primeira batalha, junto com os novos amigos, Hermione Granger (Emma Watson) e Ronald Weasley (Rupert Grint), para impedirem o maior inimigo de todos os bruxos, de obter uma pedra que lhe ajudaria a ganhar força e a destruir Harry e o mundo em que habitam.

Rua dos Alfeneiros, 4: a casa dos tios de Harry
Harry cresce ocupando um estreito espaço, que fica embaixo da escada que dá acesso ao primeiro andar da casa dos Dursley: tia Petunia (Fiona Shaw) e tio Vernon (Richard Griffiths). No livro de J. K. Rowling, o endereço da família fica na Rua dos Alfeneiros, 4, e está localizado na região de Surrey. A locação aonde a cena foi rodada fica no endereço: 12 Picket Post Close Street, na cidade de Bracknell, situada em Berckshire. As demais cenas da casa (foto) foram feitas em cenário montado dentro do Warner Bros. Studios Leadesden, localizados a cerca de uma hora e meia de Londres.

Reptile House: Harry descobre que pode falar com cobras
No dia do aniversário do primo Dudley (Harry Melling), Harry acompanha a família até o Zoológico de Londres (ZSL-Zoological Society of London), localizado no charmoso Regent Park. Lá, visitando o espaço dedicado aos répteis, a ‘Reptile House’, Harry descobre que pode se comunicar com serpentes. Ele troca algumas ideias com uma delas, nascida num cativeiro brasileiro, até o primo chegar, acabar com o barato de Harry, mas ficar no lugar da serpente. Sobre o London Zoo, ele foi fundado em 1826, exibe animais de quase todos os tipos e origens, e vale uma visita, especialmente, com crianças.

No Beco Diagonal, para as compras escolares
A vida de Harry toma outro rumo quando Rubeus Hagrid (Robbie Coltrane), homem de confiança do diretor da Escola de Hogwarts, Albus Dumbledore (Richard Harris), leva-o para o seu primeiro ano de aulas de bruxarias. Como todo aluno, Harry precisa de material escolar e vai com Hagrid até o 'Beco Diagonal'. A cena da entrada para o lugar foi rodada no Leadenhall Market (um charmoso espaço com detalhes da era Vitoriana, situado entre a Gracechurch Street e a Lime Street, perto do metrô Liverpool), usando a porta da loja de número 42 (foto). Lá, a dupla visita o ‘Banco Gringotes’, para sacarem dinheiro para as compras, e a ‘Olivaras’, a loja aonde Harry descobre qual varinha mágica foi destinada para ele.

Na Plataforma 9 ¾, para pegar o Expresso de Hogwarts
Se tem uma locação londrina famosa, dos filmes de Harry Potter, esta é a King Cross Station. As filas diárias de fãs, tentando tirar uma foto ao lado do ‘trolley com as malas de Harry e a gaiola de Hedwig’, são imensas. Teoricamente, a cena acontece na plataforma de número 9 ¾. Na prática, a Warner Bros montou um cenário numa das paredes da estação (foto), que fica ao lado de uma loja com produtos da franquia ‘Harry Potter’. Todas as vezes que fui ao local, ele estava cheio. King Cross Station fica entre os bairros de Camden Town e Islington e ganhou o seu nome como uma homenagem ao Rei George IV.

Christ Church College, inspiração para Hogwarts
Muitos lugares contribuíram para a criação do 'Grande Hall' - o salão das refeições - da Escola de Hogwarts. Os dois mais interessantes que visitei são: a sala de refeições do Heastle Castle (que fica em San Simeon, na Califórnia, Estados Unidos) e, o salão de refeições do Christ Church College, colégio medieval localizado na cidade de Oxford. No topo da escadaria, datada de 1640 e acesso a este último, a professora Minerva McGonagall (Maggie Smith) dá as boas-vindas aos novos estudantes, entre eles, Harry, Hermione, Ron e Draco Malfoy (Tom Felton). Dentro do 'Great Hall' (foto), foi filmada a cena do Chapéu Seletor, que divide os alunos entre as casas Grifinória, Lufa-lufa, Corvinal e Sonserina.

O ‘Grande Hall’ da Warner Bros
O 'Grande Hall' da foto, com o salão de refeições dos alunos e professores, fica nos estúdios da Warner Bros., e nos mostra a sequência dos professores e funcionários de Hogwarts mais influentes na trama: professor Flitwick (o pequeno-grande Maestro), professora Trelawney (como sofre esta coitada em ‘A Ordem da Fênix’!), professora McGonagall (responsável pela Casa Grifinória, acompanha Harry desde o momento em que o deixam, ainda bebê, na porta da casa dos tios), professor Dumbledore (o grande mago e mentor de Harry), professor Snape (importantíssimo para entendermos a trama do início ao fim), Hagrid (o amigão de Harry) e Filch (o zelador da escola).

Créditos
Título Original (Ano): Harry Potter and the Philosopher´s Stone (2001)
Direção: Chris Columbus
Fotos do filme: Warner Bros
Texto e fotos das locações: Fran Mateus
Visitas às locações feitas em novembro de 2015.

IMPRIMIR