Antes do Pôr-do-Sol

Antes do Pôr-do-Sol

0 Filme capa 5.jpg Nove anos após os acontecimentos de “Antes do Amanhecer”, Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy) se reencontram em Paris. Durante esse período, ela se tornou uma ambientalista e ele um escritor de sucesso, e está na cidade, lançando um romance inspirado na história dos dois. No filme de 1995, eles se conhecem num trem europeu, descem em Viena e, entre conversas, brincadeiras, passeios e beijos, passam a noite na cidade. Quando amanhece, eles se despedem prometendo encontrarem-se na mesma estação de trem, seis meses depois. “Antes do Pôr-do-Sol” é a chance de sabermos o que aconteceu com um dos casais mais adorados da história recente do cinema.

Shakespeare & Co.
Em Paris, Jesse participa de uma leitura e debate com jornalistas franceses, sobre o seu livro, “This time”. O evento acontece na Shakespeare & Company, livraria aberta por Sylvia Beach, em 17 de dezembro de 1919, na rue Dupuytre, 8. Depois, em julho de 1921, a loja foi transferida para a rue l´Odeon, 12. Naquela época, o espaço reuniu nomes de peso da literatura mundial, como Ernest Hemingway, James Joyce, Francis Scott Fitzgerald e T.S. Eliot, dentre outros membros da famosa ‘geração perdida’. A loja atual (foto), aonde a cena do filme foi rodada, ocupa, desde 1952, o número 37 da rue de la Bûcherie, e fica de frente para a Igreja Notre Dame.

Le Pure Café
Celine vai até a livraria para rever Jesse. Surpreso, o rapaz a convida para tomarem um café, antes dele pegar um voo para os Estados Unidos. Celine o leva até o charmoso Le Pure Café (foto). À essa altura, já sabemos que Jesse foi à Viena, mas ela não pode ir ao seu encontro devido ao falecimento da sua avó. Sobre a caminhada da livraria até o café, os lugares não são tão próximos quanto parecem ser no filme. Por isso, recomendo que faça o trajeto de metrô. Para chegar ao café, a dica é descer na estação Charonne e andar por uns 5 minutos até o número 14 da rue Jean-Macé. Uma vez lá, que tal fazer uma homenagem ao casal e pedir ‘um café e uma limonada gelada’?

Promenade Plantée
Jesse quer andar um pouco antes de deixar Paris. Celine, então, leva-o do café –num percurso de cerca de 15 minutos de caminhada- até o Promenade Plantée (foto), um jardim suspenso localizado na Av. Daumesnil (metrô Bastille). Ali, no espaço compartilhado tanto por esportistas, como por pessoas em busca de um pouco de paz, os dois relembram sobre a noite de amor que tiveram em Viena. ”Lembranças são ótimas se a gente não tem de lidar com o passado”, filosofa Celine. Quando deixam o passeio público, eles fazem isso pela saída que dá acesso a Place de La Bastille.

Passeio de barco pelo Sena
Durante um passeio de barco pelo Rio Sena, os dois falam dos seus atuais relacionamentos. Celine namora um repórter fotográfico que cobre guerras e Jesse está casado e tem um filho. Apesar dos compromissos, a forma como se olham e se tratam, mostra que ambos ainda estão apaixonados um pelo outro. Sobre o tour, a francesa Celine comenta que nunca havia feito aquele tipo de passeio, pois o achava muito turístico. Eles saem do ponto do Port de la Tournelle (foto) até o Quai Henri IV e, entre uma lembrança e outra, Jesse se encanta com a imagem da Igreja da Notre Dame.

Quai Henri IV
Cada minuto que passa, significa que o momento de se separarem está mais próximo. Mas, a verdade é que ambos não conseguiram seguir em frente depois do que viveram no passado e não querem mais se afastar um do outro. Jesse lamenta não terem se encontrado em Viena, ou até em Manhattan, aonde a jovem morou, fazendo um intercâmbio. A história dos dois poderia ter sido, totalmente, diferente. Ao chegarem ao Quai Henri IV (foto), do outro lado do Sena, Jesse insiste em deixar Celine em casa, mesmo que isso signifique se atrasar para o voo.

A casa de Celine
Os fãs do filme têm um interesse imenso em saber aonde fica aquele prédio em que Celine mora. Talvez pelo apelo romântico do lugar, visto que Jesse insiste em acompanhar a moça até o seu apartamento. Talvez, porque, assim como, ele, ninguém queira ver o casal se separar de novo. Quem for a Paris e quiser visitar a frente do lugar, anote o endereço: o prédio Cour de l´Étoile d´Or fica na rue du Faubourg-Saint-Antoine, no 11eme arrondissement, perto do movimentado Boulevard Montmartre.

Créditos
Título Original (Ano): Before Sunset (2004)
Direção: Richard Linklater
Fotos do filme: Warner Bros e Detour Film Production
Texto e fotos das locações: Fran Mateus
Visitas às locações feitas em maio de 2009 e setembro de 2015.

IMPRIMIR